30/01/2011

Cisne Negro, conheça o ballet original

Todo mundo já está apaixonado ou vai se apaixonar pelo filme Cisne Negro! Natalie Portman está melhor do que nunca (eu torço pra ela levar o Oscar).


Bom, e também todo mundo sabe então que a história do filme tem como base o ballet "O Lago dos Cines"... Mas, o que você sabe sobre ele?

Fiz um breve resumo sobre o maravilhoso e eterno espetáculo.. Curtam:

É um ballet em 4 atos, baseados na versão francesa de um conto de fadas alemão.


Música:
Tchaicovsky

Coreografia: 
a primeira foi de Julius Reisinger, mas de sucesso mesmo foi a segunda, de Marius Petipa (atos I e II) e Lev Ivanov (atos II e IV).

Marius Petipa


Lev Ivanov


Estréia: 
Primeira versão: Moscou, 4 de maio de 1877, Bolshoi Theather. 
Segunda versão: São Petersburgo, 27 de janeiro de 1895, Marijinsky Theater



Personagens:
Odette - Odile 
(o "cisne" branco e o negro, com a mesma bailarina.. Depois/abaixo leia o resumo da história, vc vai entender a razão)
Príncipe Siegfried
Benno
Von Rothbart (o feiticeiro)





História / Resumo:

Ato I
Aniversário de 21 anos do Príncipe Siegfried. A Rainha Mãe o impede de sair e o lembrou de que era seu dever na maioridade escolher uma noiva entre 6 princesas.
Mas mesmo assim, à noite ele sai para caçar, incentivado por Benno que avistou alguns cisnes. 

Ato II
Na beira do lago, horas depois.. O Príncipe sai pela floresta para caçar e vê um lindo cisne no ar. Quando ele o mira, o pássaro se torna a mais linda das moças - Odette. Ele se esconde para observá-la, mas a curiosidade o faz aparecer e ela se assusta. Ele diz que nenhum mal fará e pede que explique tal fenômeno.. Ela, encantada com a gentileza do Príncipe, explica que era uma princesa que foi enfeitiçada por um feiticeiro malvado e agora sua sina é ser um cisne, somente algumas horas no escuro é que a transforma em humana. O lago que ela habita foi formado pelas lágrimas de sua mãe.. 
Somente um jovem virgem que lhe jurar eterna fidelidade poderá libertá-la. Mas, se ele a trair, então ela permanecerá um cisne para sempre.
O feiticeiro aparece, o Príncipe pega seu arco e flecha, mas Odette proteje o feiticeiro com seu corpo, pois sabe que se ele for morto antes do feitiço ser quebrado, ela também morrerá.
O feiticeiro desaparece e Odette se esconde  na floresta.
Siegfried percebe que seu destino agora está mudado e volta desesperado.


Ato III
Na noite seguinte, no salão de festas.
Convidados de muitas realezas aparecem para a festa de aniversário do Príncipe, incluindo as 6 princesas que a Rainha Mãe escolheu como elegíveis esposas... A Rainha ordena que o Príncipe dance com todas e escolha uma, mas ele recusa todas.
A fanfarra anuncia a chegada do Barão Von Rothbart com sua filha Odile.
O Príncipe é seduzido pela beleza de Odile pois ela é igual a Odette (aqui entenda a mesma bailarina... vestida de preto!!! sacou? rsss) e declara seu amor e fidelidade a ela... Só depois é que ele percebe que foi vítima de um plano malvado... Ele sai correndo no meio da noite....


Ato IV (último)
À noite na beira do lago... Todos os cisnes estão ansiosos pelo desaparecimento de Odette.. Ela aparece e conta o plano de Rothbart, dizendo que antes do amanhecer ela morrerá...
O Príncipe implora seu perdão... Enquanto o amanhcer se aproxima, Rothbart aparece mais uma vez disfarçado de feiticeiro... Odette conta ao Príncipe que ela deve se matar, ou então será eternamente um cisne... Siegfried declara que irá morrer com ela, quebrando assim o poder de Rothbart..
Os apaixonados se jogam no lago. Rothbart perde todos os seus poderes.. 
Enfim, o casal estará unido pela vida após a morte...




Ai aiii.... Linda história, não?! Eu também sou apaixonada por Tchaicovsky, a música deixa tudo mais incrível!

Outro ponto mais que importante está nos figurinos diversos que já existiram para esse ballet...
Vejam algumas fotos e reparem....




 Agoraaa... Figurino bááárbaro mesmo é o do filme Cisne Negro/Black Swan..que teve participação das irmãs Rodarte.. Nota para os detalhes...






 Se você ainda não assistiu: CORRRAAA PRA VER AGORA!

2 comentários:

  1. Amei o trabalho que vc teve em pesquisar para nós todos estes detalhes interessantes que naturalmente surgem como perguntas na cabeça de pessoas que desejam saber um pouco mais sobre essa estória e sobre o ballet o lago dos cisnes.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada pela visita e pelo comentário! Fico feliz em saber que essa pesquisa ficou interessante!! Super abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir

modasuacara.blogspot.com Errors

Hi  modasuacara.blogspot.com , Hope you are doing great! This is  Anthony , Business Analyst with  WebTech Research (An age-old Digital Mark...