05/05/2010

Entrevista com Nana Toledo!!!!!


Etrevistamos Nana Toledo, Cantora, Compositora, Escritora, Educadora Musical, Contadora de Histórias, Pedagoga,Especialista em Alfabetização,Pós graduada em Musicoterapia e Focalizadora de Danças Circulares.Sócia e Diretora da "Ilumina" Assessoria Pedagógica e Ensino de Artes e Cultura.


Nana tem um rico histórico na educação, ela recebeu das mãos do Presidente da República e do Ministro da Educação o Prêmio de Incentivo à Educação Fundamental, promovido pela Fundação Bunge e pelo MEC, com o projeto "Viva a Música", realizado com crianças da Rede Municipal de Ensino de Blumenau/SC. 


Ou seja, a mulher é porreta! 

Nana! Sabemos que você tem trabalhos maravilhosos para o público infantil... Poderia dar algumas dicas para nossas leitoras mamães que se preocupam com a música que chegam aos ouvidos dos seus bebês?

Assim como nos preocupamos com boas leituras, temos que nos preocupar com boas músicas. Isto é algo muito pessoal, pois o gosto musical tem haver com subjetividades, história e ambiente do indivíduo, contexto em que está inserido, mas a dica principal é que realmente se pare para curtir e ouvir uma música que todos gostem e se aproveite este momento para fortalecer os laços afetivos. Cantar junto, batucar, dançar, abraçar, ficar quietinho ouvindo a canção, pegar no colo, acariciar...


Ainda na barriga, os bebês sentem todos os sons... Existem determinados tipos de música ou sons que ajudam o bebê a se acalmar ou relaxar?

Estudos dizem que os ouvidos do bebê já estão desenvolvidos no quinto mês de gestação, por isso, a audição é o primeiro sentido que o feto desenvolve.
Há quem defenda que os recém nascidos reconhecem a música que a mãe ouviu durante a gravidez e que até conseguem despertar ou adormecer conforme o tipo de música que ouvem. Não se tem provas concretas em relação a isto, mas é verdade que a música pode influenciar o seu estado de espírito, isto é, há músicas que fazem relaxar e acalmar, outras ajudam a adormecer e outras que parecem dar energia. Mas não se pode indicar uma lista de musicas igual para todos, como uma receita para ir à farmácia. Cada ser possui uma identidade sonora musical, o que na musicoterapia chamamos de ISO. Às vezes uma música que me acalma pode irritar outra pessoa.
Existem outros estudos que provam que as canções de ninar acalmam. Aliás, há estudos que indicam que, a música pode até contribuir para a recuperação dos bebês prematuros. O que conta além da música, da harmonia, melodia e som que tem influência direta em nossas células, metabolismo, respiração e pressão sanguínea é também o elemento afetivo que aquela canção carrega e por isso também contribui na recuperação!



Como você vê a música infantil hoje diante das muitas opções que o mercado oferece? O que tem de "moda musical" (no sentido de "mais atual") que é bom? Aliás, quando sai seu novo CD de música infantil?

Há muitas opções de música infantil no mercado com artistas consagrados na mídia e outros que como eu fazem seu trabalho semeando musica nas escolas, universidades, empresas, eventos e workshops tanto para crianças, como para educadores, pais e público em geral.
Existe um mercado que faz da música um mero produto descartável e que cria canções que ficam buzinando em nossos ouvidos através da TV,radio...Acho importante os pais buscarem mais alternativas e prestarem atenção nesta música que ouvimos sem ser convidados!
Na turma que dou aulas de musicalização, tenho alunos de 4 anos que quando pergunto: “que musica você sabe cantar?” Eles cantam diretamente as músicas da propaganda dos Cds de duplas sertanejas que a TV insiste em vender. Nada contra, mas são estas canções que falam de” beber, dançar, cair, amar, bater na minha porta”, que ficam martelando na cabeça da criançada.
Vamos ficar mais atentos!
Para concluir, para mim a moda musical é a gente que faz. Existem álbuns musicais mais antigos que são eternos como Arca de Noé de Vinicius de Moraes, tem Hélio Ziskind com o CD Trem Maluco, que é mais recente, tem os Cds do selo Palavra Cantada que trazem propostas desde cantigas de ninar, de roda, de brincar, o CD instrumental chamado Cirandas, de Marco Antonio Guimarães (diretor do grupo Uakti), que faz ninar qualquer um que ouve...
São muitas opções de música de qualidade para a infância!
No momento aguardo apoio para gravação de um dvd com meu show infantil Língua Enlinguarada, já aprovado pela Lei Rouanet .Tenho trabalhado também no projeto “ Gato de Sorte” com composições inéditas para meu próximo CD e este ano lancei meu novo livro infantil “ Casa dos Sentimentos” que está sendo distribuído pelo Brasil através da editora Vale das Letras.

Fale um pouco sobre a Ilumina, sua empresa de assessoria pedagógica. Quais os trabalhos que você realiza dirigidos às crianças?
E tem também trabalhos para as "crianças" de 15, 20 ou 60 anos de idade né?Quais os benefícios que a música traz para o nosso dia-a-dia?

A Ilumina oferece serviços de assessoria pedagógica presencial e personalizada nas áreas de arte e educação, para escolas e empresas, através de palestras, cursos e reuniões para refletir e planejar ações que contribuam com o crescimento profissional e pessoal de cada grupo envolvido, visando melhores resultados no cumprimento das metas estabelecidas.

A missão é educar para a sensibilidade dando luz e vitalidade às ações, às competências, às habilidades e ao perfil das pessoas.

Ela surgiu pela grande procura das empresas e escolas em oferecer aos seus funcionários, educadores e alunos, momentos de aprendizagem e reflexão através da música, das danças circulares e das contações de histórias que são minhas ferramentas de trabalho e que tem dado um resultando gratificante para mim e para quem vivencia e é tocado pela arte. A intenção agora, é ampliar ainda mais este trabalho criando parcerias e buscando novos colaboradores.

A Ilumina acredita que através da educação e da arte é possível iluminar a jornada de cada ser e formar pessoas para a autonomia, em prol da coletividade.

Utilizando como valiosa ferramenta a música, poesia, artes visuais, literatura, teatro, dança, fotografia e cinema como linguagens que envolvem a sensibilidade, pode-se ampliar a visão e transformar quem se conecta com elas. Assim nascem novos olhares e novas práticas recriadas pela luz da arte e da educação para todas as idades!



Nana, muitíssimo obrigada pela contribuição!! Fica aqui registrada nossa admiração... Esperamos ajudar para que mais e mais pessoas conheçam você e seu precioso trabalho. Um abraço quente(como a letra de uma das suas músicas infantis do Língua Enlinguarada)!!

Ficou interessado? Conheça mais sobre a Nana Toledo:

4 comentários:

  1. Adorei!!! quero o CD, DVD, livro...tudooo...rs

    ResponderExcluir
  2. Que linda entrevista Ana!!! Eu adoro ainda mais o trabalho da Nana - principalmente porque também acredito q trabalhar competências, ações, habilidades despertando as sensibilidades torna mais eficaz e estimulante qualquer aprendizado.
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Nana, conheço e escuto seus cds e sua voz encanta meus dias e me traz mta paz.Vc transpira e transmite muito amor. Marilia

    ResponderExcluir
  4. É meninas! A Nana é mesmo demais! Obrigada pelos comentários! Beijos!

    ResponderExcluir

modasuacara.blogspot.com Errors

Hi  modasuacara.blogspot.com , Hope you are doing great! This is  Anthony , Business Analyst with  WebTech Research (An age-old Digital Mark...